Como escolher a sua prancha de stand up paddle [Parte 1: Os tipos de prancha]

Como escolher a sua prancha de stand up paddleEscolher uma prancha de stand up paddle não é nada fácil, principalmente para quem ainda não está familiarizado com o universo das pranchas, seus materiais e medidas. Para facilitar a escolha, defina bem o que você mais quer fazer com a prancha e dê prioridade para isso. Quer surfar? Quer fazer travessias longas? Quer competir? Para cada objetivo, existe um modelo de prancha mais adequado – comece a decisão por aí.

Leandro Ferraz, instrutor do Mau Loa SUP, explica aqui um pouco sobre os modelos mais encontrados no mercado. Veja qual corresponde melhor aos seus objetivos:

sup surf2_pranchas stand up paddleSUP SURF
Vai pegar onda? Se a sua intenção é surfar, você vai precisar de uma prancha menor. Cada vez mais parecida com a prancha de surf, a prancha de SUP Surf traz a performance da pranchinha para o stand up. Os menores modelos podem ter menos de 8 pés. Com pouca flutuação, uma pessoa leve até consegue remar bem na prancha, mas, no geral, não é um modelo indicado para remadas mais longas.






funboard3_pranchas stand up paddleFUNBOARD

Está começando? Essa é uma prancha que funciona para qualquer situação, seja para pegar ondinhas ou para remadas um pouco mais longas. Com comprimento um pouco maior do que a prancha de SUP Surf, entre 10 e 12 pés, ela se torna um pouco mais rápida e, sendo um pouco mais larga e com borda maior, ela facilita o equilíbrio. Como uma prancha intermediária, ela é uma ótima opção para iniciantes, mas não satisfaz quem busca performance, no surfe ou na remada.

Remadores mais pesados devem optar por tamanhos maiores. Uma Funboard de 12 pés comporta bem um remador de até 120 kg, enquanto uma prancha de 10 pés funciona melhor para um remador de até 75 kg.


cruiser_prancha stand up paddle 2
CRUISER

Quer ir longe? Com pelo menos 12,6 pés de comprimento e uma boa largura (entre 31 e 33 polegadas), essa é uma prancha mais confortável para remadas longas. Ela tem velocidade, equilíbrio e ainda espaço na superfície para levar alguma mochila ou coisa do tipo, o que é bem útil para longas distâncias. É também uma boa opção para os praticantes de SUP Fishing.




race 2_pranchas stand up paddleRACE
Quer ir rápido? Uma Race é melhor escolha para quem quer competir, mas é preciso ter experiência para remá-la. A prancha de Race tem cerca de 14 pés e está cada vez mais estreita, chegando a ter 24 polegadas de largura em alguns modelos. Por conta desse desenho, o equilíbrio nela é bastante difícil, mas a performance é ótima. Há pranchas de Race mais adequadas para downwind e modelos mais indicados para remadas em água parada.




whiter water_pranchas stand up paddleWHITEWATER
Vai descer corredeiras? O modelo whitewater (corredeira) é o mais indicado para você. Com comprimento entre 10,6 e 12,6 pés, essa prancha é normalmente inflável ou de polietileno, sendo mais resistente para a modalidade.







***

selo-mauloaUma vez por mês, o pessoal do Mau Loa SUP passa aqui no WeSUP para compartilhar boas dicas de stand up paddle. Localizada no trecho mais simpático da Billings, a escola conta com uma série de instrutores preparados para receber praticantes iniciantes e remadores experientes que querem melhorar a performance. Visite o site da escola para saber mais.

Thaís Viveiro

Thaís Viveiro é jornalista e praticante de stand up paddle. Está sempre atrás de dicas e experiências para evoluir na arte de remar em pé. Costuma remar no litoral norte de São Paulo.

  •  Ver todos os posts