Dicas para comprar um wetsuit para o inverno

O frio está chegando e começo a me preocupar com as minhas próximas saídas de stand up paddle. É, acho que está na hora de comprar um wetsuit para o inverno. Para não ter erro, entrei em contato com a Rip Curl e peguei algumas dicas com Diego Freitas, responsável pela área de roupas de borracha da marca. Se você também estiver se preparando para as remadas no frio, aproveite aí o papo:

O que preciso observar na hora de comprar um wetsuit para o inverno?

Vários pontos devem ser levados em consideração na compra de uma roupa de borracha, entre eles temos: aquecimento, flexibilidade, leveza, durabilidade, garantia e etc…Costumamos dizer que temos roupas de borracha para todos os tipos de necessidades, basta apenas identificar qual é a necessidade de cada cliente. As roupas 4.3 e 3.2 vedadas são mais procuradas em regiões de águas frias, como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, já no litoral paulista as roupas mais apropriadas são nas espessuras 2.2 e 1 milímetro.

Para os praticantes de stand up paddle, as roupas de borracha mais indicadas são as mais flexíveis, que permitem o máximo de mobilidade durante a remada sem restringir os movimentos. O praticante de stand up leva vantagem em relação ao surfista pois fica a maior parte do tempo fora d´água e, com isso, pode optar por uma roupa de borracha mais fina e que não necessariamente precisa ser vedada.

Além do wetsuit, você sugere outro acessório para facilitar a prática de stand up paddle no inverno?

Luvas e botinhas de neoprene sempre são bem-vindas, pois, além de esquentar, ainda protegem. Inclusive existe uma preferência entre os praticantes de stand up em relação às botinhas de neoprene: eles preferem usá-las ao invés de colar um anti derrapante no stand up. Outro acessório indispensável é o colete flutuador, que, além do fator aquecimento, ajuda na proteção, podendo salvar o praticante em alguma situação de risco.

Quais são os cuidados que devo ter com o wetsuit?

Para aumentar a vida útil da roupa de borracha, recomendo sempre enxaguar a roupa com água corrente depois do uso, nunca usar sabão, alvejante ou qualquer outro tipo de produto. Todos esses produtos podem ressecar e danificar o neoprene. Secar na sombra e em local ventilado, preferencialmente pendurado e dobrado ao meio, nunca no cabide.

Você tem alguma outra dica para deixar mais tranquila a remada no frio?

Use sempre equipamentos que proporcionem o máximo em segurança e conforto. No inverno, seu corpo já gasta uma energia maior para se manter aquecido, por isso o equipamento escolhido deve facilitar ao máximo a atividade.

Thaís Viveiro

Thaís Viveiro é jornalista e praticante de stand up paddle. Está sempre atrás de dicas e experiências para evoluir na arte de remar em pé. Costuma remar no litoral norte de São Paulo.

  •  Ver todos os posts