Presidente Epitácio: destino ideal para longas remadas de stand up paddle e SUP fishing

Foto: Leandro Ferraz
Presidente Epitácio: destino ideal para longas remadas de stand up paddle e SUP fishing

Leandro Ferraz e Erica Maqui, do Mau Loa SUP, fizeram uma viagem de carro até o Pantanal em outubro e aproveitaram uma pausa no meio do caminho para conhecer Presidente Epitácio, cidade que acabou se revelando um destino bem bacana para uma SUP trip. Margeada pelo Rio Paraná, Presidente Epitácio tem uma natureza bastante preservada, muitos peixes na água e um por do sol que já foi eleito o mais bonito do Brasil. Leandro conta aqui um pouco sobre a cidade e compartilha algumas fotos da viagem.

Stand up paddle em Presidente Epitácio 2

Stand up paddle em Presidente Epitácio 3

Onde fica
Presidente Epitácio fica na divisa de São Paulo e Mato Grosso Sul, ainda em São Paulo. O Rio Paraná margeia a cidade e separa os dois estados. Em algumas pontos, são entre 10 e 15 km de rio entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Por que ir
É um lugar ideal para quem gosta de SUP Fishing ou de remadas longas. A cidade tem um dos pores-do-sol mais bonito do Brasil. O sol se põe atrás do rio. A fauna e a flora são bem preservadas. Mas o lance mesmo é a tonalidade da água, muito limpa. A primeira impressão é de que é mar, é um verde de mar. Tem muita pesca de peixes grandes, como tucunaré, tambaqui e pacu.

Roteiro
A ideia lá é sair e explorar o rio. Em alguns lugares, aparecem pequenos canyons e cavernas. Tem também pequenas ilhas para passar o dia. Quem não quiser pescar na prancha pode ir pras ilhas.

Como chegar
A cidade fica a 560km de São Paulo. São 6 horas de carro. É pegar a Castelo Branco e ir embora. Passei na frente de uma rodoviária, então não deve ser difícil chegar de ônibus também.

Onde ficar
Presidente Epitácio uma cidade movida pelo turismo de pesca, então tem uma estrutura bem legal. Tem muita pousada com acesso para rio e é fácil conseguir um barco de apoio.

Cuidados
A corrente do rio é bem fraca, mas tem que tomar cuidado com o vento, pois a margens são bem distantes uma da outra.

Stand up paddle em Presidente Epitácio 5

Stand up paddle em Presidente Epitácio 7

Stand up paddle em Presidente Epitácio 6

Leandro planeja levar um grupo para remar na cidade ainda nesse ano. Tem interesse? Entre em contato com ele pelo email contato@mauloasup.com.br.

Remou em algum especial desse mundão e quer compartilhar aqui? Deixe um comentário ou escreva para thais@wesup.com.br.

Thaís Viveiro
Thaís Viveiro é jornalista e praticante de stand up paddle. Está sempre atrás de dicas e experiências para evoluir na arte de remar em pé. Costuma remar no litoral norte de São Paulo.  •  Ver todos os posts