Roteiro para explorar a Lagoa da Conceição (Florianópolis) de stand up paddle

Irineu Mendes
Roteiro para explorar a Lagoa da Conceição (Florianópolis) de stand up paddle

Anota aí uma boa remada de stand up paddle para fazer em Florianópolis: a travessia da Lagoa da Conceição. Um passeio de 28 km em um dos principais pontos turísticos da cidade, com direito a parada em uma praia deserta. Quem dá a dica é o remador Irineu Mendes (que remou a Billings de ponta a ponta em agosto). 

Começando a remada na parte sul da chamada lagoa de fora, na Rua das Rendeiras, Irineu recomenda subir a lagoa pela margem esquerda, que é mais profunda. Por lá, você encontrará inúmeros restaurantes com decks que avançam na água. “Excelentes locais para quem curte petiscos e frutos do mar”, comenta. Subindo pela margem direita, o visual também recompensa (você encontrará um canal da lagoa que desemboca no mar, onde há uma comunidade de pescadores artesanais e a Praia da Barra), mas, por conta de bancos de areia, é uma área mais rasa. “Sugiro subir pelo canal a bombordo, com menos risco de encalhe ou dano à quilha. O visual é lindo, a água clara e transparente. É comum ver peixes e barcos típicos indo e vindo.”

stand up paddle florianópolis lagoa da conceição 2
Cerca de 10 km ao norte do ponto de partida, a paisagem é mais preservada. “À esquerda, lindas casas encravadas nas rochas e, à direita, um manguezal”, conta Irineu. Nessa altura, existe uma bifurcação. Seguindo pelo braço direito, você percorrerá uns 5 km por um canal até a altura da Praia Moçambique (que não tem comunicação direta com a lagoa). “Quanto mais se sobe a nordeste, mais se estreita o canal até a enorme lagoa se transformar num riacho que desaparece em um mangue.

Já seguindo pelo braço esquerdo na bifurcação, indo até o final dessa área, você encontrará uma boa surpresa: uma prainha deserta, de água calma e areia grossa. “Um mergulho e um pit stop vai bem nesse ponto”, recomenda Irineu.

stand up paddle florianópolis lagoa da conceição 3
Quando for fazer o percurso, é importante ficar de olho no vento. “Zarpei logo cedo, porque a lagoa tem fama de ter muito vento. Peguei pouco vento na ida, porém na volta a coisa complicou. Sorte que o vento era de polpa. Downwind e muita pancada na rabeta”, conta Irineu.

Distância total: 28 km
Tempo: 4h30
Rota:

Remada Lagoa da Conceição_Stand up paddle

Thaís Viveiro

Thaís Viveiro é jornalista e praticante de stand up paddle. Está sempre atrás de dicas e experiências para evoluir na arte de remar em pé. Costuma remar no litoral norte de São Paulo.

  •  Ver todos os posts