Como remar de stand up paddle: o passo-a-passo para iniciantes e dicas para se equilibrar no SUP

Como remar de stand up paddle: o passo-a-passo para iniciantes e dicas para se equilibrar no SUP

Ao contrário do que vai passar pela sua cabeça na primeira tentativa de ficar em pé no pranchão, remar de stand up paddle é bem fácil. Basta ter as instruções certas e ir com calma. Para quem está se preparando para uma primeira remada, seguem aqui algumas orientações de Leandro Ferraz, instrutor do Mau Loa SUP. Além de um passo-a-passo básico para quem está começando, Leandro compartilhou com a gente algumas dicas simples, mas bastante eficientes, para facilitar o equilíbrio no pranchão.

PASSO-A-PASSO

1. Embarque na prancha primeiro de joelhos. Os seus joelhos devem ficar no centro da prancha, que fica normalmente na altura do suporte que você usa para carregá-la.

2. Uso o apoio dos braços para se levantar. Você posicionará os pés onde antes estavam os seus joelhos.

3. Agora você vai começar a remar. Você deve segurar o remo com uma mão na extremidade e a outra um pouco abaixo (para achar uma distância boa entre as mãos, segure o remo horizontalmente acima da cabeça e faça um ângulo de 90º em cada cotovelo). Coloque a pá do remo inteira na água um pouco à sua frente, com o remo paralelo aos seu corpo e o braço de baixo esticado, e puxe o remo na sua direção. Quando a pá estiver ao lado do seu corpo, tire o remo da água e comece a remada novamente. O remo sempre entra na água do mesmo lado da mão que está embaixo (se a mão direita estiver embaixo, você coloca o remo do seu lado direito).

4. Para seguir reto, você deverá alternar remadas dos dois lados. Para mudar o remo de lado, não cruze os braços. A mão que está em cima deve passar para baixo, e a de baixo vai para cima. Para ir reto, tente sempre remar com o remo bastante paralelo a você, sem incliná-lo.

5. Se quiser virar a prancha, você pode remar de um lado só até virar a prancha para a direção em que você quer seguir. Reme só do lado esquerdo para virar para a direita. Reme do lado direito para virar para a esquerda.

Depois que você aprender esses passos básicos, você pode aprender outros estilos de remadas, formas mais rápidas de virar a prancha e aperfeiçoar todos os movimentos.

EQUILÍBRIO

Aqui vão algumas dicas extras caso você tenha mais dificuldade para se manter de pé no pranchão:

Antes de ficar de pé, reme um pouco de joelhos, com o quadril levantado. Assim você já vai sentir bem o balanço da prancha e começar a achar o seu ponto de equilíbrio. Se for remar no mar, você pode começar a remada com os braços, deitado e com o remo embaixo do peito, e ajoelhar depois que passar a marola.

* Quando for levantar, olhe para o bico da prancha ou para frente. Evite olhar para os pés.

Comece a remar assim que levantar. A pá na água e o movimento te darão mais equilíbrio.

*  Mantenha os seus pés fixos na prancha. No início, um pequeno movimento dos pés pode ser suficiente pra te derrubar.

Flexione um pouco os joelhos para ter maior estabilidade.

* É importante que você use uma prancha adequada para o seu tamanho e altura. Pessoas mais altas e mais pesadas terão dificuldade em pranchas menores.

IMPORTANTE
Para aprender a remar, procure alguém que já tenha experiência. Procure uma escola com instrutores preparados e equipamento de segurança ou peça para um instrutor te acompanhar no mar quando for alugar a prancha na praia. Além de tornar a prática mais segura, um instrutor poderá te alertar sobre os perigos do local em que você vai remar.

 

***

selo-mauloaUma vez por mês, o pessoal do Mau Loa SUP passa aqui no WeSUP para compartilhar boas dicas de stand up paddle. Localizada no trecho mais simpático da Billings, a escola conta com uma série de instrutores preparados para receber praticantes iniciantes e remadores experientes que querem melhorar a performance. Visite o site da escola para saber mais.

Thaís Viveiro
Thaís Viveiro é jornalista e praticante de stand up paddle. Está sempre atrás de dicas e experiências para evoluir na arte de remar em pé. Costuma remar no litoral norte de São Paulo.  •  Ver todos os posts