5 lições do stand up paddle que você pode usar em sua vida

5 lições do stand up paddle que você pode usar em sua vida

Faz pouco mais de um ano que tentei pela primeira vez ficar de pé em uma prancha de stand up paddle. Antes mesmo de encontrar o meu equilíbrio, já estava viciada. De lá para cá, foram muitas remadas (mas não tantas quanto gostaria) e alguns aprendizados. Compartilho aqui algumas das principais lições que o SUP me mostrou até agora:

1. Medo pode ser substituído por cuidado e respeito. É o que me ensinou o remador Bart de Zwart em uma das primeiras entrevistas que publiquei aqui. Como respeito, no caso, vale considerar o respeito aos seus próprios limites e também o respeito à força da natureza. Não vá achar que um vento não te derruba…

5 lições que o stand up paddle ensina sobre a vida

Bart de Zwart em uma travessia solo do Tahiti a Bora Bora

2. Nem tudo na vida funciona com hora marcada. Muito menos uma remada. Não adianta decidir que você vai remar em determinado dia e horário, porque você dependerá das condições do clima e do mar, principalmente se for iniciante. No final das contas, faz bem aceitar que você não tem o controle de tudo. Se o mar não tá pra SUP, vá correr, fazer abdominal ou fortalecer os braços.

3. Todo mundo tem algo para ensinar. Como o stand up é ainda relativamente novo como esporte, o conhecimento está ainda muito espalhado por aí. Aí você percebe que todo mundo tem alguma dica bacana ou experiência legal para compartilhar. Vale a pena ouvir.

4. Conhecimento, aliás, é também essencial para lidar com o medo. Sem alguns conhecimentos básicos, você tem medos desnecessários e também não vê perigos reais. Você acaba se descuidando sem saber.

5. O mundo é legal demais. Remando de stand up, você começa a descobrir e apreciar cantinhos do planeta que você nunca tinha notado antes. Por que não adotar esse olhar para outras coisas da vida?

Stand up paddle_Prainha de Camburizinho 2

A prainha escondida na lateral esquerda da praia de Camburizinho é um dos meus cantos preferidos hoje

Thaís Viveiro

Thaís Viveiro é jornalista e praticante de stand up paddle. Está sempre atrás de dicas e experiências para evoluir na arte de remar em pé. Costuma remar no litoral norte de São Paulo.

  •  Ver todos os posts